15/12/2010

Linha da Frente - Reportagem "Abre-te Cérebro"

Via o programa "Linha da Frente" hoje da RTP  e no meio de tanta coisa má, de tanta coisa triste que vemos acontecer no nosso país, fiquei com o coração a transbordar de felicidade e de orgulho.
Hoje era sobre doenças neurológicas, parkinson, novos métodos para combatê-las. Não temos um sistema de saúde perfeito, ainda não chega a todos conforme deveria, mas temos muitas coisas das quais nos devemos orgulhar muito.
Eu sou suspeita na opinião sobre tudo o que vi, a reportagem focou o Hospital de São João e o neurocirurgião Dr. Rui Vaz, olho para esse médico quase como se fosse um herói. Na verdade para mim ele é! Foi o responsável há anos atrás pela cirurgia do meu pai, onde lhe removeram um meningioma no cérebro. Nunca nos escondeu nada, sempre foi duro nas respostas que nos deu, mas a ele devemos o facto do meu pai aqui estar sem nenhuma sequela, ao nosso lado!
Ver na reportagem o exemplo de um senhor que sofria de parkinson e depois de operado (operação essa efectuada com o paciente acordado!) vê-lo mais tarde já a tocar acordeão na sua aldeia fez-me ficar de lágrimas nos olhos. Tanta coisa em que não pensamos, tanta coisa que temos como garantido e na verdade tanta coisa a que devemos dar realmente importância.
A reportagem fez-me recordar uma altura da vida difícil mas fez-me também agradecer tudo o que tenho.
Agradeço à vida a saúde dos meus pais, a minha saúde e daqueles de quem gosto.
E dou os parabéns e agradeço ao bons médicos que temos e que todos os dias lutam para que novos métodos sejam descobertos e salvem vidas que já não têm esperança.
Obrigada!

3 comentários:

  1. Acho que nós temos médicos fantásticos mesmo no serviço público. Claro que há médicos e médicos mas sinceramente prefiro um que seja directo do que andar com falinhas mansas e depois quando percebemos que realmente é grave já não há nada a fazer...
    Não vi a reportagem mas gostava de ter visto :)

    ResponderExcluir
  2. Gaja, se quiseres ver basta escreveres no Google, RTP - Linha da Frente. Vais gostar de certeza.

    ResponderExcluir
  3. Vi a reportagem e fiquei maravilhada com a ciência.

    ResponderExcluir

Estejam à vontade para comentar, cá estarei para responder!