20/01/2012

Das amizades perdidas na vida

Ontem devido a uma situação tive de falar com uma "amiga" com quem já não falava há muito tempo.
Quando a conheci ela tinha uma vida quase oposta à minha. Não tinha amigos, não convivia com ninguém. A primeira vez que foi ao cinema foi comigo, a primeira vez que foi a uma discoteca foi comigo, os primeiros fins-de-semana fora de casa foram comigo. Dávamo-nos bem e eu adorei mudar a vida dela para melhor (não é uma questão de ser pretensiosa ao dizer isto, foi a realidade naquele tempo).
A maior surpresa de todas foi que mesmo assim foi ela que acabou por me apresentar a pessoa com quem vim a casar e isso ligou-nos ainda mais.
Sempre convivemos (mesmo depois dela também casar), até ao momento em que me separei e nunca mais soube nada dela.
Nunca me telefonou para saber como eu estava, nunca me mandou uma sms, nunca mais deu sinal de vida.
Foi a altura mais difícil da minha vida, existiram alturas que nem sei como me levantava de manhã, como ia trabalhar, como conseguia continuar a viver. Felizmente tive muitas pessoas ao meu lado, que me ajudaram, umas já eram minhas amigas, outras passaram a ser mas ela nunca aqui esteve. E custou-me, senti a falta dela mas não voltei a dar-lhe notícias. Não quis incomodá-la com o meu sofrimento e achei que se ela não quis saber de como eu estava também não deveria ser eu a procurá-la.
Nestes anos que passaram (já são quase 4) só a vi uma vez, há pouquíssimo tempo (e foi muito rápido). Apanhei um choque mas foi impossível não falarmos e ela agiu como se nada se passasse. Ainda me perguntou se eu tinha facebook porque já me tinha tentado encontrar e não tinha conseguido. E eu que até costumo não deixar nada por dizer fiquei tão estupefacta que nem reagi. Quando só me apeteceu dizer que ela soube procurar-me no mundo virtual mas não no mundo real.
E ontem quando falamos ao telefone e eu lhe disse que podíamos combinar qualquer coisa porque não sabia nada dela, ela ainda me soube dizer que eu é que tinha desaparecido. 
Apeteceu-me gritar, apeteceu-me estar frente a frente com ela, abaná-la e fazê-la perceber que as verdadeiras amigas não desaparecem, as verdadeiras amigas estão sempre cá nos bons e nos maus momentos e que na verdade não preciso de "amigas" assim que não sabem gostar, não sabem cuidar e não sabem o valor da verdadeira amizade.

Geri

4 comentários:

  1. Sem dúvida, mas nestas alturas parece que se forma um nó na garganta.... beijo

    ResponderExcluir
  2. Por isso, e bem, é que se diz que é nos maus momentos que vemos quem são os nossos amigos.

    E, sim, os verdadeiros amigos sabem gostar e sabem cuidar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Geri, tenho pena que assim tenha sido. Por saber que naqueles momentos foram esses amigos que gostam e sabem cuidar que me deram ombro, lamento que essa pessoa, que supostamente teria muito importância na tua vida, te tenha virado costas. E que lata descomunal!

    ResponderExcluir
  4. Tive uma situação assim há pouco tempo. Quando precisei, uma amiga nem uma sms me soube mandar. E depois inverteu os papéis. Ha gente que nem sei onde aprendeu os valores (se é que os tem).

    ResponderExcluir

Estejam à vontade para comentar, cá estarei para responder!