06/04/2012

Bom dia, em que posso ser útil?



Acabei de ver a reportagem que deu hoje na tv sobre o mundo dos call center's e gostei muito. Ficou muito por dizer mas ficou muita coisa dita também.
Gostava que as pessoas tivessem visto a reportagem e tivessem modificado a opinião que têm sobre quem está do outro lado do telefone. Que tivessem mais respeito por quem está a tentar ajudar.
Continua a ser visto ainda por muita gente como sendo um trabalho menor, continua ainda a existir muitas pessoas a maltratar, insultar, rebaixar quem os está atender.
Como foi dito, claro que há bons e maus operadores mas isso não dá o direito de dizerem tudo aquilo que querem.
Gostava que esta reportagem viesse alterar um bocadinho a mentalidade dessas pessoas, que pensassem na realidade que existe do lado de lá, nas dificuldades inerentes ao trabalho que estão a executar, nas limitações que têm e que são obrigados a cumprir. 
Espero que não exista nenhum tipo de retaliação às pessoas que deram a sua opinião sincera na peça, não me surpreenderia se acontecesse (conhecendo a empresa em questão e sabendo de casos reais).
Quero acreditar que o resultado final só seja positivo e que da próxima vez que alguém vos diga "bom dia, em que posso ser útil?" se lembrem que está ali uma pessoa como vocês e que só quer realmente resolver a vossa questão e que se não o conseguir fazer imediatamente é porque não consegue mesmo.


Geri

6 comentários:

  1. Bom, tenho a certeza absoluta de que só foram entrevistados com a autorização da empresa... por isso espero que não sofram retaliações por terem sido sinceros.

    Tenho imenso respeito, até porque a minha mana trabalhou uns meses num... mas também já fui muito mal atendida, com faltas de respeito e até ameaças. :/

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  2. Nunca tratei mal um operador de call center, do 2apoio ao cliente" e essas coisas. Mesmo quando o patrão dele(a) me estava a fazer coisas por trás sem o uso de vaselina, a pessoa que está desse lado de nada tem culpa, muitas vezes faço uma piada ou duas e despeço-me sempre com simpatia e respeito! :)

    Não vi a reportagem, mas o Princípio mantém-se!

    Beijinho e Boa Páscoa*

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  3. boa tarde ! eu sou assistente de callcenter e ontem quando ouvi anunciar fiz questão de ver a reportagem ,acho que de facto ficou muita coisa por dizer ,especialmente relativamente ao atendimento pois que é assistente de certeza que concorda comigo que é no atendimento que suportamos as piores coisas como ofensas ,clientes arrogantes e malcriados ,enfim é um trabalho muito dificil e só quem o faz sabe dar valor ...
    acredito que os assistentes que foram entrevistados não podiam
    dizer tudo com medo de represálias pois sei como isso é ..
    de qualquer forma pode ser que com este tipo de reportagens as pessoas que ligam para callcenters aprendam a respeitar os assistentes que passam muito para ganhar um ordenado miserável e que muitas vezes estão sem a menor paciência e que ainda têm que ter sorriso na voz pois podem estar a ser ouvidos ...fico contente que a RTP se tenha lembrado de nós e espero que sejam transmitidas mais reportagens deste género .obrigada

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  4. Não vi a entrevista mas concordo com tudo o que disseste. Quatro amigos meus trabalham em diferentes Call Centers e sei o que passam. É dificil ter-se problemas pessoais e estar horas a ouvir pessoas aos gritos, a mandá-los à merda. Um amigo meu até recebeu ameaças físicas. Há gentinha muito estúpida.

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  5. é um trabalho que respeito e tento sempre ser o mais simpático possível... normalmente a resposta acaba por ser simpática também!!
    Acho que compensa tratar os operadores com educação..
    Ainda hoje "senti" um sorriso de uma operadora inglesa quando me despedi com "bye bye"...

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  6. Eu já trabalhei num call-center e sei bem como é difícil... tive de lidar com 19 aplicações informáticas, 1 mês de formação... e estamos muito limitados em termos de conseguir ajudar o cliente!

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