01/12/2010

Chegou Dezembro...

E chegamos a Dezembro.
O mês onde a maioria das pessoas anda contente, onde se pensa em coisas boas, em prendas, em família. Onde as luzes piscam nas ruas e nas casas de cada um. Em que se sente um espírito diferente que paira no ar.
Dezembro também já foi dos meses em que andava mais entusiasmada. Em que sorria constantemente, em que gostava de tudo o que esta época trazia. O primeiro dia de Dezembro sempre foi o dia em que fazia a árvore de Natal, em que efeitava a casa, adorava cada segundo, a árvore, o presépio, velas, luzes, tu...

Este é o terceiro Natal em que deixei de o fazer. Nunca mais enfeitei nada, nunca mais tive o que quer que fosse alusivo a esta época em casa. Perdi esse gosto, perdi a vontade de a viver. É o terceiro ano em que desejo que o mês passe rápido porque não quero relembrar nada.
Sei que não devemos colocar nas mãos dos outros a vontade para fazermos o que quer que seja, é uma responsabilidade que os outros não pediram e é injusto para nós próprios. Mas não consigo, não tenho vontade.
Natal continua a ser família, continua a ser o convívio com os que me são mais queridos, continua a ser o 24 e 25 à lareira, com muita confusão e muita gente a falar ao mesmo tempo.
Mas já não é a minha casa enfeitada, já não é o nosso cantinho decorado como gostávamos, já não é ficarmos abraçados a olhar para o que tinhamos feito e orgulhosos do que tinhamos. Já não é olhar para ti e ver-te entusiasmado como uma criança porque me tinhas comprado algo especial e fazias um esforço enorme para esperares pela noite e me dares, ou a ver-te abrir os presentes com um brilho no olhar...
Hoje passou mais um dia 1 de Dezembro e voltei a lembrar-me de tudo isso. Olho à minha volta e custa-me ver tudo "vazio". Mas já não te tenho para partilhar a magia que este mês traz e não me apetece festejá-lo "sozinha"...

Geri

5 comentários:

  1. então tenho uma ideia, vais fazer tudo diferente. Só vais arranjar uma arvore de Natal dia 10, vais fazer poucos mas lindos enfeites pela casa e simplesmente ao teu gosto. Mais que tudo, não vais viver este mês agarrada a recordações que te magoam...vais fazer novas recordações que te irão fazer sorrir. Sei que é muito fácil falar, ainda há bocado dei mais uma escorregadela até ao meu passado mas um passo de cada vez e vais ver que aos poucos as coisas voltam a fazer o TEU sentido.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei o quanto é complicado (re)viver momentos sem as pessoas que lhes davam magia. Nunca mais será o mesmo, apesar de com o tempo as coisas melhorarem...

    ResponderExcluir
  3. Gaja: Hum... não me parece que consiga fazer isso, ainda não...
    Pena que estejamos mesmo tão longe, combinava-mos já um dia juntas para nos lamentarmos e no final darmos umas chapadas uma à outra para aprendermos a não escorregar! :P

    ResponderExcluir
  4. Dina: Já estou há algum tempo à espera que as coisas melhorem e parece uma missão impossível. Mas vamos indo, como se costuma dizer " não nos mata mas torna-nos mais fortes".

    ResponderExcluir
  5. Faz um esforço para trazer de volta a alegria do Natal. Enfeita a casa... fá-lo por TI.

    ResponderExcluir

Estejam à vontade para comentar, cá estarei para responder!