20/04/2012

Maningue nice!*

As minhas raízes são africanas. A minha mãe nasceu em Moçambique e só aos 18 anos veio viver para Portugal, os meus pais conheceram-se e casaram lá.
Desde sempre me habituei a ouvir histórias, ouço toda a minha família falar com uma saudade imensa daquele país. Sei que se não tivesse sido a guerra nunca teriam regressado.
Não nasci lá como alguns dos meus primos nem nunca lá fui (apesar de ter muita vontade de conhecer) mas sinto uma ligação especial com aquela terra que se reflecte em objectos que quis ter minha casa: quadros, artesanato, fotografias.


Neste momento estou a ler o "O Anjo Branco" do José Rodrigues dos Santos. Já tinha lido anteriormente outro livro dele e não tinha gostado do tipo de escrita, por isso quando me emprestaram este fiquei reticente mas aceitei porque falava de Moçambique. E só posso dizer que cada vez estou a gostar mais de ler. É divertido, dá-nos a conhecer a história dos portugueses que lá viviam na época de 70 e dos porquês do regresso apressado a Portugal. Estou adorar o reconhecer de palavras que tantas vezes ouço a minha família ainda utilizar, o nome de locais por onde passaram. Já há muito tempo que não gostava tanto de ler um livro, sei que este vai ficar como um dos meus preferidos.
E tenho pena que a maioria dos jovens não saiba como era aquela realidade, nem tenha a noção da importância que teve na vida de tantos portugueses aquele local.

*muito bom em dialecto moçambicano

Geri

9 comentários:

  1. Tb ainda não li nada dele, hei-de experimentar!! Beijokinhas e bom fim de semana;)

    ResponderExcluir
  2. Nunca lá fui, nem eu nem os meus irmãos, mas toda a minha família viveu uns bons anos lá... e falam sempre de África com saudade e paixão.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, só ainda não o comprei porque é carote. Mas vou ler de certeza. Não tenho raízes de lá nem nada mas tenho curiosidade, muita curiosidade :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro, tal como adorei os restantes romances históricos do José Rodrigues dos Santos.
    Tenho uma imensa vontade de conhecer Moçambique e Angola por causa das histórias que vou ouvindo.

    ResponderExcluir
  5. Bem... Uma das minhas primas instalou-se de vez por Moçambique há uns meses. Depois de 5 anos em Angola, diz que não tem nada a ver. E fala sempre no encanto por África!
    Quanto ao livro, há cá em casa (prenda de natal de um dos manos), mas ainda não li. Dele já li a Ilha das Trevas, na altura em que passava o documentário "A Guerra", sobre a guerra colonial. Deu-me que pensar.

    ResponderExcluir
  6. Hãããaaa!! Está explicado!

    ...miúda gira!
    ...beleza tropical! ;)

    Beijinho*

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros dele e tenho muita vontade de ir a Moçambique!!!

    http://estilohedonico.blogspot.com/

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Olá... Muito obrigado por essa novidade em 1ª mão do concerto! ;) ainda não sabia, com a sorte que tenho de certeza vou ter alguma coisa para fazer nesse dia! ;) beijocas

    ResponderExcluir
  9. Tamos juntos!
    Kanimambo.

    ResponderExcluir

Estejam à vontade para comentar, cá estarei para responder!