08/06/2012

No mundo maravilhoso do condomínio

Durante as minhas férias foi convocada uma reunião de condomínio no meu prédio e como eu não estava os meus pais foram por mim.
Eu compreendo que quando o dinheiro no final do mês não chega para tudo e se tenham que começar a fazer cortes a mensalidade do condomínio seja das primeiras em que se possa pensar. Mas a realidade é que apesar de custar pagar aquele valor todos os meses ele é necessário a um bem comum.
Quando está tudo a funcionar ninguém pensa que o prédio está limpo (logo se está limpo alguém o fez e teve-se que pagar por isso), não se pensa que temos luz para subir até ao nosso andar seja a pé ou de elevador (mas é preciso pagar a electricidade), ninguém pensa na água que usa em suas casas (mas é preciso que a cisterna do prédio esteja a funcionar para podermos tê-la), ninguém pensa no jardim que existe frente ao prédio (até agora porque deixou de haver dinheiro para pagar ao jardineiro e aquilo já parece mais uma selva!).
Existem moradores que há mais de um ano não pagam o condomínio e agem como se fosse a coisa mais normal do mundo. Ainda são capazes de exigir e reclamar em cada reunião.
Não se fala em soluções, apenas se encolhe os ombros e deixa-se andar. 
Desta vez há alguém que quer mudar as coisas e espero sinceramente consegui-lo, tem de ser um esforço de todos porque é para todos também.
Não vai ser fácil, não vai ser pacífico mas num prédio onde nem existe outro tipo de problemas não pode ser a manutenção do mesmo que vá deixar com que aquilo descambe a níveis insustentáveis!
Brevemente haverão mais novidades e desta vez lá estarei. Espero que a ouvir o melhor!

Geri

4 comentários:

  1. Infelizmente, acho que isso é algo que acontece em todos os prédios!
    O meu vizinho de cima HÁ 2 ANOS, 2 ANOS!! que não paga condominio.

    ResponderExcluir
  2. Bom, há condomínios que abusam de caraças... por ano, os estupores do prédio da minha mãe pedem 500 ou 600 a CADA proprietário, para arranjar o telhado, o elevador, as garagens... isto e aquilo. Isso é um claro abuso. A minha mãe não tem de ter 600 euros para gastar na porra do elevador de um prédio de 3 andares.

    Adiante. Pagar o condomínio mensalmente é uma obrigação de todos e esse desmazelo é bem feio.

    ResponderExcluir
  3. No meu prédio as coisas são muito pacíficas! As reuniões são uma galhofa, a malta aprova tudo e põe as cusquices em dia!!
    Só tivemos problemas uma vez com pagamentos e, felizmente, resolveu-se tudo com uma cartinha do advogado. Foi chato mas num condomínio pequeno faz toda a diferença!

    ResponderExcluir
  4. Nem todos estão dispostos a viver em sociedade...esperam que seja a sociedade a cumprir com a parte deles...

    ResponderExcluir

Estejam à vontade para comentar, cá estarei para responder!